Click to enlarge

NEW BEDFORD — Uma angariação de fundos realizada no passado dia 10 de Agosto a favor do Centro de Assistência ao Imigrante reuniu mais de 200 pessoas e rendeu cerca de $30 mil para programas destinados a ajudar a comunidade imigrante a superar barreiras culturais e linguÍsticas e a integrar-se na sociedade americana.

“De modo a continuarmos a prestar estes importantes serviços precisamos de apoio,” salientou a directora executiva do Centro de Assistência ao Imigrante, Helena da Silva Hughes. “Infelizmente desde que o Presidente Trump tomou posse, tem aumentado o número de imigrantes que procuram os nossos serviços. Não há nada polÍtico em apoiarmos uma causa que ajuda pessoas, que tal qual muitos de nós, chegaram ao Southcoast provenientes de outras partes. Tratar-se de sermos bons vizinhos.”

O evento, realizado no pátio do Museu de Herança Cultural Madeirense, contou com o patrocÍnio de várias entidades, sendo os seus principais benfeitores o United Healthcare Senior Care Options Plan e Harvard Pilgrim Healthcare. O Clube Madeirense S.S. Sacramento doou gratuitamente o espaço.

This article first appeared in the Herald News – HERE

Dirigindo-se aos presentes, Lea Freitas DeCanio, em representação de Harvard Pilgrim Healthcare, também ela imigrante, fez questão de salientar que o centro tem um lugar especial no seu coração.

“Todos os programas que o centro oferece são importantes, mas há dois que considero, pessoalmente, muito especiais — o que ensina Inglês como Segunda LÍngua (ESL), porque foi onde aprendi a falar Inglês, e o que prepara as pessoas para a naturalização. O dia em que os meus pais se tornaram cidadãos [norte-americanos] foi motivo de muito orgulho para a nossa famÍlia. É por causa do tipo que esta senhora incrÍvel (Hughes) e o centro fazem que podemos ter estes programas à disposição da comunidade.”

O Deputado Estadual António F. D. Cabral também elogiou o trabalho desempenhado pelo centro, frisando que o mesmo tem lutado pela defesa dos direitos dos imigrantes desde a sua fundação em 1971.

“Nunca deixou de lutar pelos imigrantes desta comunidade,” sublinhou o legislador. “Tem feito um trabalho fantástico e merece todo o vosso apoio. Os fundos angariados durante esta noite são muito importantes dado que permitem ao centro ir à procura de subsÍdios. Há subsÍdios que requerem ser equiparados com outras doações.”

Cabral realçou ainda que não existem donativos mais importantes do que estes.

“Os imigrantes quando chegam à nossa costa ajudam a renovar o Sonho Americano, por chegam com os seus sonhos,” afirmou Cabral. “Quando paramos de sonhar, paramos de viver. Continuemos a sonhar e a ajudar aqueles que chegam diariamente à nossa costa com os seus sonhos, porque é isso que faz com que a América seja grande… e nada do que isso.”

O centro possui um orçamento anual de cerca de $350 mil. Os seus oito funcionários servem cerca de sete mil pessoas por ano, disponibilizando uma vasta de gama de serviços, desde assistência na obtenção da cidadania norte-americana à prestação de serviços sociais e de saúde variados.

O evento de angariação de fundos contou ainda com o apoio de Sandpiper, Baycoast Bank, BankFive, First Citizens Federal Credit Union, Vibra Hospital, Southcoast Health e Saraiva Enterprises.

This article first appeared in the Herald News – HERE